@Article{MedeirosFerrSouzAnde:2024:UsMuAn,
author = "Medeiros, Thais Pereira and Ferro, Poliana Domingos and Souza,
Ranieli dos Anjos de and Anderson, Liana Oighenstein",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and Instituto Federal de
Educa{\c{c}}{\~a}o, Ci{\^e}ncia e Tecnologia de Rond{\^o}nia
(IFRO) and {Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de
Desastres Naturais (CEMADEN)}",
title = "O uso de multiplataformas de an{\'a}lise geoespacial como
abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem em
sensoriamento remoto",
journal = "Revista Geonorte",
year = "2024",
volume = "15",
number = "49",
pages = "79--95",
keywords = "Linguagens de Programa{\c{c}}{\~a}o,
P{\'o}s-Gradua{\c{c}}{\~a}o, Pr{\'a}tica Docente, Tecnologia
da Informa{\c{c}}{\~a}o, Interpreta{\c{c}}{\~a}o de Imagens
Orbitais, Language Programming, Postgraduate, Teaching Practices,
Information Technology, Interpretation of Orbital Images.",
abstract = "O uso de metodologias de aprendizagem baseadas em Tecnologias
Digitais da Informa{\c{c}}{\~a}o e Comunica{\c{c}}{\~a}o
passaram a integrar os sistemas de ensino nas {\'u}ltimas duas
d{\'e}cadas, demonstrando ser uma ferramenta poderosa no processo
de ensino e aprendizagem em diversas {\'a}reas do conhecimento,
incluindo o ensino do sensoriamento remoto desde o b{\'a}sico
{\`a} p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o. Nesse sentido, o presente
artigo teve como objetivo apresentar a experi{\^e}ncia
did{\'a}tica desenvolvida no {\^a}mbito da disciplina
Interpreta{\c{c}}{\~a}o de Imagens Orbitais, do curso de
p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}olato sensuem Geoprocessamento do
Instituto Federal de Rond{\^o}nia. Adotamos uma abordagem de
teoria e pr{\'a}tica associada {\`a} utiliza{\c{c}}{\~a}o de
diferentes tecnologias para an{\'a}lise geoespacial, com
{\^e}nfase no potencial das linguagens de programa{\c{c}}{\~a}o
como recurso did{\'a}tico-pedag{\'o}gico. A disciplina foi
planejada a partir da intercala{\c{c}}{\~a}o entre teoria e
pr{\'a}tica. As atividades pr{\'a}ticas aplicadas envolveram a
coleta de dados de sat{\'e}lites, entendimento de metadados,
transforma{\c{c}}{\~o}es multiespectrais, composi{\c{c}}{\~a}o
de bandas e cria{\c{c}}{\~a}o de {\'{\i}}ndices espectrais a
partir de 3 abordagens: LandViewere QGIS (m{\'e}todo
tradicional); Google Earth Engine (linguagem JavaScript) e Google
COLAB (linguagem Python). Ao final, aplicou-se um
question{\'a}rio semiestruturadopara avaliar a efic{\'a}cia do
processo de aprendizagem a partir da vis{\~a}o dos discentes. Foi
poss{\'{\i}}vel perceber que apesar da dificuldade e falta de
experi{\^e}ncia dos estudantes com linguagens de
programa{\c{c}}{\~a}o, eles se mostraram entusiasmados em lidar
com essas novas ferramentas, podendo ajudar no desenvolvimento de
habilidades que hoje s{\~a}o t{\~a}o desejadas pelo mercado de
trabalho. ABSTRACT: The use of learning methodologies based on
Digital Information and Communication Technologies started to
integrate the teaching systems in the last two decades, proving to
be a powerful tool in the teaching and learning process in several
areas of knowledge, including the teaching of remote sensing from
basic education to graduate school. In this sense, this article
aimed to present the didactic experience developed within the
discipline Interpretation of Orbital Images, of the lato
sensupostgraduate course in Geoprocessing at the Federal Institute
of Rond{\^o}nia. We adopted a theory-and-practice approach
associated with the use of different technologies for geospatial
analysis, with emphasis on the potential of programming languages
as a didactic pedagogical resource. The discipline was planned
from the intercalation between theory and practice. The applied
practical activities focused on the collection of satellite data,
understanding of metadata, multispectral transformations, bands
composition, and creation of spectral indices from 3 approaches:
LandViewer and QGIS (traditional method); Google Earth Engine
(JavaScript language) and Google COLAB (Python language). In the
end, a semi-structured questionnaire was applied to assess the
effectiveness of the learning process from the student's point of
view. It was possible to see that despite the students' difficulty
and inexperience with programming languages, they were
enthusiastic about dealing with these new tools, which could help
in the development of skills that are so desired by the job market
today.",
doi = "10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95",
url = "http://dx.doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95",
issn = "2237-1419",
label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
language = "pt",
targetfile = "6_14160.pdf",
urlaccessdate = "19 maio 2024"
}