Fechar

@Article{MedeirosFerrSouzAnde:2024:UsMuAn,
               author = "Medeiros, Thais Pereira and Ferro, Poliana Domingos and Souza, 
                         Ranieli dos Anjos de and Anderson, Liana Oighenstein",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and Instituto Federal de 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o, Ci{\^e}ncia e Tecnologia de Rond{\^o}nia 
                         (IFRO) and {Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de 
                         Desastres Naturais (CEMADEN)}",
                title = "O uso de multiplataformas de an{\'a}lise geoespacial como 
                         abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem em 
                         sensoriamento remoto",
              journal = "Revista Geonorte",
                 year = "2024",
               volume = "15",
               number = "49",
                pages = "79--95",
             keywords = "Linguagens de Programa{\c{c}}{\~a}o, 
                         P{\'o}s-Gradua{\c{c}}{\~a}o, Pr{\'a}tica Docente, Tecnologia 
                         da Informa{\c{c}}{\~a}o, Interpreta{\c{c}}{\~a}o de Imagens 
                         Orbitais, Language Programming, Postgraduate, Teaching Practices, 
                         Information Technology, Interpretation of Orbital Images.",
             abstract = "O uso de metodologias de aprendizagem baseadas em Tecnologias 
                         Digitais da Informa{\c{c}}{\~a}o e Comunica{\c{c}}{\~a}o 
                         passaram a integrar os sistemas de ensino nas {\'u}ltimas duas 
                         d{\'e}cadas, demonstrando ser uma ferramenta poderosa no processo 
                         de ensino e aprendizagem em diversas {\'a}reas do conhecimento, 
                         incluindo o ensino do sensoriamento remoto desde o b{\'a}sico 
                         {\`a} p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o. Nesse sentido, o presente 
                         artigo teve como objetivo apresentar a experi{\^e}ncia 
                         did{\'a}tica desenvolvida no {\^a}mbito da disciplina 
                         Interpreta{\c{c}}{\~a}o de Imagens Orbitais, do curso de 
                         p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}olato sensuem Geoprocessamento do 
                         Instituto Federal de Rond{\^o}nia. Adotamos uma abordagem de 
                         teoria e pr{\'a}tica associada {\`a} utiliza{\c{c}}{\~a}o de 
                         diferentes tecnologias para an{\'a}lise geoespacial, com 
                         {\^e}nfase no potencial das linguagens de programa{\c{c}}{\~a}o 
                         como recurso did{\'a}tico-pedag{\'o}gico. A disciplina foi 
                         planejada a partir da intercala{\c{c}}{\~a}o entre teoria e 
                         pr{\'a}tica. As atividades pr{\'a}ticas aplicadas envolveram a 
                         coleta de dados de sat{\'e}lites, entendimento de metadados, 
                         transforma{\c{c}}{\~o}es multiespectrais, composi{\c{c}}{\~a}o 
                         de bandas e cria{\c{c}}{\~a}o de {\'{\i}}ndices espectrais a 
                         partir de 3 abordagens: LandViewere QGIS (m{\'e}todo 
                         tradicional); Google Earth Engine (linguagem JavaScript) e Google 
                         COLAB (linguagem Python). Ao final, aplicou-se um 
                         question{\'a}rio semiestruturadopara avaliar a efic{\'a}cia do 
                         processo de aprendizagem a partir da vis{\~a}o dos discentes. Foi 
                         poss{\'{\i}}vel perceber que apesar da dificuldade e falta de 
                         experi{\^e}ncia dos estudantes com linguagens de 
                         programa{\c{c}}{\~a}o, eles se mostraram entusiasmados em lidar 
                         com essas novas ferramentas, podendo ajudar no desenvolvimento de 
                         habilidades que hoje s{\~a}o t{\~a}o desejadas pelo mercado de 
                         trabalho. ABSTRACT: The use of learning methodologies based on 
                         Digital Information and Communication Technologies started to 
                         integrate the teaching systems in the last two decades, proving to 
                         be a powerful tool in the teaching and learning process in several 
                         areas of knowledge, including the teaching of remote sensing from 
                         basic education to graduate school. In this sense, this article 
                         aimed to present the didactic experience developed within the 
                         discipline Interpretation of Orbital Images, of the lato 
                         sensupostgraduate course in Geoprocessing at the Federal Institute 
                         of Rond{\^o}nia. We adopted a theory-and-practice approach 
                         associated with the use of different technologies for geospatial 
                         analysis, with emphasis on the potential of programming languages 
                         as a didactic pedagogical resource. The discipline was planned 
                         from the intercalation between theory and practice. The applied 
                         practical activities focused on the collection of satellite data, 
                         understanding of metadata, multispectral transformations, bands 
                         composition, and creation of spectral indices from 3 approaches: 
                         LandViewer and QGIS (traditional method); Google Earth Engine 
                         (JavaScript language) and Google COLAB (Python language). In the 
                         end, a semi-structured questionnaire was applied to assess the 
                         effectiveness of the learning process from the student's point of 
                         view. It was possible to see that despite the students' difficulty 
                         and inexperience with programming languages, they were 
                         enthusiastic about dealing with these new tools, which could help 
                         in the development of skills that are so desired by the job market 
                         today.",
                  doi = "10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95",
                  url = "http://dx.doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95",
                 issn = "2237-1419",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
           targetfile = "6_14160.pdf",
        urlaccessdate = "19 maio 2024"
}


Fechar